João Carlos Caldeira De Mello  09/10/2017 10:45:24

Como estudar Física

Antes da aula - Leia o material didático utilizado pelo professor. Desse modo, durante a aula, será mais fácil acompanhar e entender a explanação e você realizará apenas anotações complementares ao material.

Durante a aula - Assista atentamente todas as aulas. Formule perguntas sobre o assunto que estiver sendo explicado sempre que houver dúvidas. Sair da sala de aula sem dúvidas é muito importante, portanto, não tenha vergonha de se manifestar.

Se o aluno fica confuso ao ouvir e escrever simultaneamente, deve priorizar as explicações do professor para depois copiar as anotações de um colega. Procure copiar apenas o conteúdo que não conste no material didático.

Quem é disperso deve sentar na frente, próximo ao professor.

Em casa - Antes de começar os estudos, escolha como ambiente de estudo um lugar tranquilo, com boa ventilação e bem iluminado. Para evitar interrupções, deixe à mão todo o material de que vai precisar. Evite manter nas proximidades qualquer objeto que possa desviar sua atenção.

Determine o horário adequado de estudo. O ideal é encontrar o momento em que o estudo rende mais para você. 

Quando estiver estudando, apenas estude. Desligue o celular e saia da frente do computador para não comprometer seu ritmo. Esqueça Instagram, Facebook, Twitter, e-mail, SMS etc. Deixe as redes sociais para a hora do intervalo e volte completamente sua atenção aos estudos.

Evite estudar disciplinas muito parecidas no mesmo dia. Faça pequenos intervalos entre uma e outra matéria e reserve um tempo maior para os conteúdos que considera mais difíceis.

O tempo para estudar Física deve ser, no mínimo, três horas por semana. Para um maior aproveitamento, a primeira hora de estudo deve ser no mesmo dia do ensinamento do professor em aula, pois a memorização ocorre a noite durante o sono.

Nessa primeira hora de estudo, faça uma leitura geral para o primeiro contato com o assunto. Revisite o conteúdo, fazendo um resumo escrevendo todas as leis e fórmulas, bem como as frases essenciais e palavras-chave.

Nas duas horas restantes, pratique fazendo todos os exercícios dados, registrando as soluções por escrito

Se o sono aparecer durante o estudo, faça um intervalo de cinco minutos para descansar. Dê uma volta, beba um copo d'água, molhe o rosto e as mãos.

Dicas Complementares

Dormir o suficiente - Procure dormir entre 6 e 8 horas por noite. Um descanso adequado aumenta a memorização e a disposição para estudar. 

Mantenha uma dieta balanceada - Evite alimentos industrialmente processados e frituras. Após as 18h, dê preferência para lanches leves.

Pratique esportes - Desenvolva atividades físicas ao menos três vezes por semana. Seu corpo resistirá melhor às horas sentado de frente aos livros, além de melhorar a sua memorização.

Lazer - Assim como o estudo é importante, o lazer também é indispensável. Reserve sempre algumas horas aos finais de semana para descansar, ir ao cinema, sair com amigos e passar tempo com sua família.